Milonga + fado = fadonga
Tudo nasceu da mesma forma que tudo o que é agradável nasce, no culminar de vários factores e desejos, a ideia já não é nova nem pioneira, em 2002 o maestro Alejandro Laguna baila num espectáculo, ao som de guitarras Portuguesas, o qual teve bastante projecção em Espanha. Na sua milonga (barraca aos domingos) continua ainda hoje a fazer questão de ao final da noite passar um ou dois fados para os tangueiros, milonga esta já presenteada com figuras ilustres como Camané.
Seguindo este óptimo exemplo e tendo eu próprio uma grande paixão pelo fado e agora pelo tango, admito que me sabe a pouco apenas dois fados no final de uma noite de tango, e estando em Lisboa, capital mundial do fado, concluí que se quero ouvir e bailar mais fado tenho de fazer uma milonga para tal… e assim nasceu a iniciativa, reuni alguns contactos do meio e abriram-se umas portas, agora não só tenho direito a bailar algo que adoro como terei oportunidade de o fazer com artistas do fado e cantado ao vivo. Espero que este projecto seja tanto do vosso agrado quanto tem sido do meu, porque no fundo é algo para todos nos disfrutarmos.
Nesta secção do blog serão descritos os passos e parcerias que estão a acontecer em prole de tornar este evento possível, todos os comentários, ideias e sugestões serão ouvidas e acarinhadas por isso não deixe de os fazer.
O meu sincero obrigado a todos os envolvidos e aos amantes de ambas as artes.

6 comentários:
Sr Vasco
Felicitações pela sua iniciativa.Gostaria no entanto de expressar o meu desagrado pela forma como contextualiza esta junção do tango com o fado. Lembro-me perfeitamente de todo um movimento iniciado pelo Alejandro Laguna e Solange. Mas nao se tratou de "bailes" como faz referencia...Foi algo muito maior. Foram espectaculos de fado ao vivo, acompanhados dos nossos grandes fadistas. Lembro-me de Antonio Chaínho e Fernando Alvim...maravilhosos.Alejandro Laguna levou estes espectaculos ao exterior, organizou jantares de tango e fado...Um movimento que mexeu com toda Lisboa. ficava-lhe muito bem retificar o seu blog.
Boa sorte para o seu evento.
Isabel Castro D' Almeida
ola isabel, obrigado pelo seu comentário, no entanto eu sou o primeiro a referenciar o óptimo trabalho feito pelos maestros que referiu onde redirecciono um link para publicitar o feito, referencio também q a ideia não é nova e não me intitulo de forma alguma como precursor de tal movimento, apenas visto não existir locais para bailar uma musicalidade da qual eu tenho um gosto pessoal muito grande iniciei-me nesta pequena iniciativa, como deve ter percebido, isto não se trata de um espectáculo para apresentar fora fronteiras, nem um jantar, nem tertúlias, é na sua pura simplicidade um encontro de pessoas q partilham gostos similares, a dança e o fado.
Sr Vasco
Obrigada pela atençao dada ao meu comentario.
Porém, o que apenas destaco é que talvez se devesse informar com Alejandro Laguna e Solange para entender melhor de onde veio esta ideia. Demonstrar conhecimento e pesquiza sobre o tema só iria valorizar o seu trabalho.
Para mim e certamente para centenas de outras pessoas que tiveram a oportunidade de disfrutar de todo o movimento intenso desenvolvido por Alejandro e Solange - unindo pela primeira vez o Tango e Fado - é inquietante a forma superficial como me parece que aborda o tema.
Tome estas minhas considerações como um comentário construtivo. Alegra-me imenso esta sua capacidade de iniciativa e desejo o melhor para o seu projecto.
Isabel Castro D'Almeida
Sr Vasco nao queria deixar de lhe dar os parabéns pela sua iniciativa. Estive presente com todo o gosto. Destaco o lugar, que nao conhecia, e que achei muito interessante. Felicitaçoes.
Isabel Castro D'Almeida
Sr Vasco
Louvo o item novo que criou no seu blog, intitulado 'os fundadores', onde faz a devida justiça ao trabalho de Alejandro Laguna e Solange, pioneiros desta junção de Fado com Tango. Infelizmente, no ambiente tangueiro nem todos têm a sua nobreza de caracter para o fazer. Felicito-o.
ola isabel...
O link já estava planeado a algum tempo mas sem a devida informação decidi na altura não o publicar, muitas vezes não é fácil reunir este tipo de informação prq os próprios artistas não a publicam, não acredito que seja ma vontade de outras entidades tangueiras não tornarem publico este tipo de reconhecimento, simplesmente e infelizmente este tipo de informação é muito mal difundida.
Obrigado pela participação e espero vê-la nas próximas edições.
Enviar um comentário